50 anos da Pedagogia do oprimido: educação popular, saber/poder diante da onda neoconservadora

50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO : EDUCAÇÃO POPULAR, SABER/PODER DIANTE DA ONDA NEOCONSERVADORA Resumo Pedagogia do oprimido é o livro de Paulo Freire de maior repercussão. Ao completar 50 anos, contrariamente à atualidade e ao vigor do texto, o autor e sua obra vêm sendo atacados. A comunicação exorta contribuições freireanas para a concepção de educação popular. Destaca o saber/poder e a epistemologia, como desafios da educação popular. A concepção de Freire tem os alicerces de seu edifício epistemológico nos textos Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade ; que conceituam a educação no desafio da inserção do povo na sociedade brasileira; preludiando a Pedagogia do oprimido como marco organizativo e epistemológico das práticas educativas. A discussão toma a problemática da epistemologia em Freire e sua pertinência à trajetória do GT6 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Conclusivamente, consiste em ato político-pedagógico trazer ao centro dos debates a Pedagogia do oprimido mediante à onda neoconservadora que assola a vida pública e as disputas da educação no país. Palavras-chave: Pedagogia do oprimido ; Paulo Freire; educação popular; epistemologia; saber poder.