A AUTOFORMAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A QUALIDADE DO ENSINO

A AUTOFORMAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A QUALIDADE DO ENSINO RESUMO O presente texto focaliza a autoformação de professoras que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental (alfabetização). Tem por objetivo aprofundar análises sobre os impactos da autoformação na prática de ensino das professoras que exercem a docência no âmbito do processo de alfabetização e letramento das crianças. Busca investigar se essas profissionais vivenciam intencionalmente práticas autoformativas e, se tal prática lhes propicia apreender metodologias inovadoras. Trata-se de uma pesquisa em curso, em nível pós-doutoral a qual busca não apenas conhecer, mas também intervir por meio da pesquisa-ação. A problemática da investigação incide, portanto, sobre a necessidade de melhorias no padrão de qualidade do ensino na Educação Básica. O estudo apoia-se no Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) que aponta a Educação Básica como um assunto estratégico e digno da atenção de todo Sistema Nacional de Educação, inclusive do Sistema Nacional de Pós-Graduação e, também em achados de pesquisas que apontam a imperiosa necessidade de uma interlocução mais propositiva entre a universidade e a escola. Palavras-chave: Autoformação Docente. Alfabetização. Ensino. Qualidade Social