A AVALIAÇÃO FORMATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

A AVALIAÇÃO FORMATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 RESUMO Esse trabalho toma como referência dados construídos em uma pesquisa de mestrado que teve o objetivo de analisar como os processos da avaliação formativa contribuem para a construção de práticas pedagógicas que visam as aprendizagens dos alunos. Como nossos estudos sobre avaliação estavam voltados para o ensino da matemática, foi preciso investigarmos alguns aspectos relativos à concepção histórica do trabalho desta área na escola e como os professores polivalentes dos anos iniciais se organizam para lecioná-la. Buscamos diálogos com Boaventura de Sousa Santos (2000; 2017), Paulo Freire (1987), entre outros. A concepção de avaliação formativa discutida toma as ideias de Fernandes, C. (2012, 2014, 2017), Fernandes, D. (2009), Perrenoud (1999) e Hadji (1994, 2001). A investigação, de natureza qualitativa, inspirou-se em pressupostos metodológicos de pesquisas participativas, com estudos de Thiollent (2011) e Brandão & Streck (2006). O estudo apontou que os processos avaliativos podem favorecer as aprendizagens dos alunos no cotidiano da sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação Formativa. Ensino de Matemática. Anos Iniciais do ensino fundamental. Pesquisa Participativa