A CENTRALIDADE DA PRODUTIVIDADE NAS TRAMAS DA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COM A INCLUSÃO

A CENTRALIDADE DA PRODUTIVIDADE NAS TRAMAS DA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COM A INCLUSÃO Este artigo resulta de uma pesquisa de doutoramento, cujo objetivo voltou-se a compreender como a educação profissional e tecnológica investe na constituição de sujeitos produtivos na racionalidade neoliberal de matriz inclusiva. Com inspiração no pensamento de Michel Foucault buscou-se empreender um exercício de análise da articulação da educação profissional e tecnológica com a inclusão na Contemporaneidade, elegendo-se como materialidade políticas públicas, documentos de programas de Governo e produções que circulam com o objetivo de apresentar ações e princípios que norteiam a educação profissional e tecnológica e a inclusão. A partir do empreendimento analítico realizado, foi possível compreender que, articuladas, a educação profissional e tecnológica e a inclusão funcionam como tecnologias de governamento das condutas da população na esteira da racionalidade neoliberal, investindo na produtividade dos sujeitos com deficiência de modo a desenvolver as condições de concorrência e competição para sua entrada e permanência no jogo econômico neoliberal. Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Inclusão. Pessoas com deficiência. Produtividade.