A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PNAIC SEGUNDO AS AÇÕES EFETIVAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PÁ

A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PNAIC SEGUNDO AS AÇÕES EFETIVAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PÁ Resumo: Esse texto apresenta os resultados finais da pesquisa que teve como objetivo analisar a concepção de formação docente contida no PNAIC e sua materialização no contexto local mediante as ações efetivas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá-Pá. Utilizou-se de análise documental e entrevistas semiestruturadas como instrumento para coleta de dados e a análise de conteúdo para sistematização e análise das informações. Os principais autores utilizados podem ser citados: Arce (2000), Duarte (2010a, 2010b, 2010c), Goulart (2014). Os resultados apontam que a formação em seu processo de materialização apresentou, com maior ênfase, a lógica do modelo da racionalidade prática. Embora tenha-se identificado a presença de elementos característicos da racionalidade técnica e da racionalidade crítica, estes se tornaram secundários na medida em que, as práticas formativas valorizavam a experiência docente como instrumento para produção de novos conhecimentos para ajudar o professor, no processo formativo, a enfrentar os problemas na sua prática docente. Palavras-chave : Formação docente. Concepção de formação docente. PNAIC.