A CONCEPÇÃO NEUROPSICOLÓGICA COMO TENDÊNCIA À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

A CONCEPÇÃO NEUROPSICOLÓGICA COMO TENDÊNCIA À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Resumo O presente artigo configura-se como parte de pesquisa realizada em processo de doutoramento em Educação, que analisa as propostas de formação continuada de professores considerando as condições objetivas para a educação e a formação para a emancipação humana na sociedade contemporânea. O objetivo é analisar a inserção da abordagem neuropsicológica como tendência formativa em expansão. A Psicologia Histórico-Cultural, em Vygotsky e Luria, é referencial teórico-metodológico para este texto. Para tal, foram identificadas propostas de formação por meio de marketing digital, sendo 04 selecionadas e 01 analisada. Como resultado, compreende-se que é importante pensar no processo formativo docente para o qual a tendência neuropsicológica tem contribuído, e que é preciso ir além do entendimento de como o cérebro aprende. Faz-se necessário considerar também a influência dos pressupostos neoliberais sobre tal tendência e seu antagonismo aos fundamentos histórico-culturais. Palavras-chave: Neuropsicologia. Formação Continuada. Professores. Psicologia Histórico-Cultural.