A CONSCIENTIZAÇÃO DO RACISMO E SUA INSERÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – CONTRIBUIÇÕES DE DISCIPLINAS SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL.

título: A CONSCIENTIZAÇÃO DO RACISMO E SUA INSERÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – CONTRIBUIÇÕES DE DISCIPLINAS SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL Resumo: Esse texto é fruto de uma pesquisa de doutorado concluída, que buscou averiguar em que medida o tratamento dado a questão étnico-racial nos cursos de Pedagogia de quatro universidades federais do Estado do Rio de Janeiro conseguiam preparar os professores em formação para combater o racismo presente em nossa sociedade, baseando-se para isso nos estudos de Sacristán (2008) sobre currículo prescrito e adaptado pelos professores e na Lei 10.639/2003. Nesse trabalho procurou-se discutir até que ponto a contribuição das disciplinas específicas sobre a questão étnico-racial nos trabalhos de conclusão de curso, apontada pelos professores entrevistados como um ponto positivo das disciplinas sobre a temática étnico-racial no currículo dos cursos de pedagogia pesquisados, ajuda os futuros docentes não somente na luta antirracista mas também em relação a possibilidade de enriquecimento do currículo escolar no que tange a esse tema, Palavras-chave : Trabalho de conclusão de curso; curso de Pedagogia, Questão étnico-racial, Formação inicial de professores, Racismo.