A DIDÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS EM MOJU-PA: A CULTURA MATERIAL DA DIDÁTICA E O FAVORECIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

A DIDÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS EM MOJU-PA: A CULTURA MATERIAL DA DIDÁTICA E O FAVORECIMENTO DO TRABALHO DOCENTE RESUMO Este texto reflete a problemática da didática no contexto do trabalho docente, desenvolvido a partir da experiência vivenciada no trabalho tempo educativo da disciplina Fundamentos da Didática na Licenciatura em Artes Visuais do PARFOR/ UFPA no município de Moju-Pa, cujo o objetivo foi analisar a cultura material da didática e sua influência na prática pedagógica de professores de Artes Visuais em formação e o favorecimento do trabalho docente. Os escritos de Marx (2008), Williams (1969, 1992) e Pimenta (1995, 2002) colaboraram com a compreensão da problemática da utilização da didática na formação e no trabalho docente, a partir do qual observou-se o apego a cultura material com a criação de recursos que ajudaram na concretização de conteúdos de arte e sua comunicação em escolas ribeirinhas da Amazônia paraense, os quais foram favorecidos pela cultura do povo dos rios e florestas. Palavras-Chave : Trabalho. Trabalho docente. Cultura material. Didática.