A EJA NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: PERFIS, ESPACIALIDADES E MOBILIDADE

A EJA NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: PERFIS, ESPACIALIDADES E MOBILIDADE Este artigo visa apresentar alguns resultados obtidos na dissertação defendida em 2018, que teve como questão central o território e as características dos alunos da EJA no ensino médio da rede estadual no território Zona Norte do município do Rio de Janeiro, a fim de contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação. Com a hipótese de que estes discentes apresentam regularidades que podem variar de acordo com o território, este artigo traz como resultados a análise desta modalidade como política pública, após 1988; as diferentes espacialidades do território em estudo e a análise de 27 variáveis cujo foco deu-se especialmente na busca de tendências e diferenças espaciais presentes no território. Em resumo, a pesquisa ressalta que as diferenças espaciais revelam diversidades, que por estarem associadas a indicadores como sexo, cor, idade e renda, evidenciam desigualdades sócio-espaciais intra-urbana no território municipal que em última instância ecoam dentro das escolas. Palavras-chave: EJA, Ensino Médio, Território, Diversidades.