A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo sobre a percepção dos professores dos projetos Expertise e Alfamat em Belém

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo sobre a percepção dos professores dos projetos Expertise e Alfamat em Belém Resumo O trabalho foi elaborado a partir de resultados de pesquisas já desenvolvidas em dissertações e teses, concluídas, sobre a formação continuada de professores da Rede Municipal da cidade de Belém – Pará. Analisa os projetos Expertise e Alfamat que compõem a política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação. Os procedimentos metodológicos incluem revisão da literatura, análise dos principais documentos em nível nacional e municipal, levantamento da produção científica no que tange a teses e dissertações, que permitiu analisar a percepção dos professores. Compreendemos a relevância dos projetos na definição do trabalho e formação docente, considerando que sua origem está relacionada com as avaliações em larga escala, as quais têm refletido na definição dos conteúdos e orientações pedagógicas. Os resultados apontam que os projetos de formação continuada nem sempre estão associados às políticas de valorização docente, além de fomentar responsabilização sobre o desempenho dos alunos aos professores, para além das condições de trabalho existentes. Palavras-Chave: Formação continuada. Expertise. Alfamat. Professores.