A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR: PRINCÍPIOS E CONSTRUTOS

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR: PRINCÍPIOS E CONSTRUTOS O escolar pode se afastar da escola por motivo de doenças, em busca de tratamento de saúde e, muitas vezes, permanece longos períodos no hospital. Defende-se a atuação do professor junto ao escolar hospitalizado, em alguns casos, o paciente fica internado por meses no hospital. A formação de professores também precisa subsidiar estes profissionais, assim buscou-se investigar: quais os construtos necessários para a formação de professores que atuam com os alunos que se encontram em tratamento de saúde no hospital? O objetivo geral foi identificar e analisar construtos que possam subsidiar a docência no contexto hospitalar. Na pesquisa de abordagem qualitativa, estudo de caso, os dados foram evidenciados a partir de observações em dois hospitais no estado do Paraná e de entrevistas semiestruturadas. Apoiou-se em autores como: Covic (2011) Vaillant e Marcelo Garcia (2012), e dentre outros. Como resultado elaborou-se dois indicadores para formação destes docentes como: (i)caracterização do perfil do professor que atua no hospital; (ii) os construtos como definidores da qualidade da formação do professor. Palavras chave: Formação de professores. Hospital. Aluno. Escolarização Hospitalar.