A inserção da Extensão Universitária nos currículos de Graduação e suas contribuições junto aos cursos de formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos

A inserção da Extensão Universitária nos currículos de Graduação e suas contribuições junto aos cursos de formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos Este trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre a inserção da Extensão Universitária nos currículos de Graduação e os impactos de suas ações no processo formativo, a fim de repensar e intervir na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Construído com base em uma abordagem qualitativa, sob uma perspectiva crítica, o trabalho busca, a partir de seus procedimentos metodológicos – revisão de literatura, pesquisa e análise documental –, identificar as principais questões colocadas pelos graduandos e seus reflexos para o processo formativo. O texto aponta a riqueza propiciada pela Extensão à formação do docente da EJA e as conquistas no processo de institucionalização da Extensão Universitária por meio da creditação curricular. Além disso, alerta ser este ainda um espaço de disputa que pode contribuir para a ressignificação do fazer acadêmico. Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Extensão Universitária; Formação Docente; Creditação Curricular da Extensão.