A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender, a partir da concepção de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, como a religião se expressa no cotidiano escolar. Os entrevistados fazem parte de três grupos: professores de ensino religioso, professores polivalentes cujas turmas têm aulas de ensino religioso e professores polivalentes cujas turmas não tem aulas de ensino religioso. Na pesquisa, a questão da intolerância com os praticantes das religiões de matriz afro-brasileira ganhou bastante notoriedade. Este texto visa apresentar os resultados e análises desta temática a partir dos conceitos de preconceito, discriminação e intolerância e discutir, ainda, o processo que leva à demonização do desconhecido. Por fim, discute-se os desdobramentos dessas temáticas no contexto das escolas públicas e aponta caminhos possíveis para a condução do trabalho docente. PALAVRAS-CHAVE: preconceito; discriminação; intolerância religiosa.