A JUSTIÇA CURRICULAR E A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER EM UM LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO

A JUSTIÇA CURRICULAR E A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER EM UM LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO RESUMO: Educar é parte de um projeto político e uma das ferramentas é o livro didático presente nas escolas públicas do Brasil, através do PNLD. Assim, além de um instrumento pedagógico que abarca os conteúdos legais é também político, direcionando modos de pensar, ser e agir. A partir desse entendimento essa pesquisa de caráter qualitativo, através da análise de livro, tem como objetivo discutir a (in)visibilidade da mulher representada em um livro didático de Biologia do Ensino Médio, utilizados pelos professores de um Instituto Federal. Foram analisadas as fotografias e legendas que representam separadamente pessoas do sexo masculino e feminino, considerando para tal o conceito de Justiça Curricular e os estudos sobre Análise de Livro Texto de Torres Santomé (2013). Acredita-se que os professores devem ter consciência da importância de “treinar” o olhar para além dos conteúdos da sua própria disciplina, pois se a escola não visar à igualdade, independente do sexo pertencente, outras forças continuarão “maquiando” o currículo, inclusive através do livro didático, mesmo sem a percepção de muitos docentes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Justiça Curricular. Livro Didático. Sexismo.