A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFES E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA CAMPESINA NO ENSINO SUPERIOR

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFES E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA CAMPESINA NO ENSINO SUPERIOR RESUMO Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, que busca compreender os principais motivos que têm impossibilitado a permanência estudantil no curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo e os caminhos que devem ser trilhados para enfrentar essa problemática. Já nos primeiros quatro anos o curso perdeu 19,2% dos (as) 354 discentes matriculados (as), seja por abandono, desistência ou reopção. Esse preocupante cenário nos levou a iniciar a investigação, cujo referencial metodológico baseia-se em Paulo Freire e em teóricos (as) da educação popular, utilizando questionários, entrevistas individuais e coletivas e análises compartilhadas, conforme os pressupostos da pesquisa participante. Entre os fatores sinalizados pelos (as) discentes que podem levá-los (as) a descontinuarem seus estudos estão o desconhecimento sobre o curso, tensões e conflitos internos, dificuldade na realização das atividades e relacionadas ao trabalho, problemas familiares e financeiros. Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Formação de professores. Ensino Superior. Acesso e Permanência.