A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE UMA TURMA DE CRECHE ACERCA DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL, NUMA COMUNIDADE DE REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS

A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE UMA TURMA DE CRECHE ACERCA DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL, NUMA COMUNIDADE DE REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS Resumo A presente pesquisa analisou como crianças que frequentam a creche de uma comunidade de remanescentes de quilombolas percebem as semelhanças físicas decorrentes do pertencimento étnico-racial e reagem a ela. A abordagem walloniana do processo de constituição da pessoa foi a matriz teórica de referência deste estudo. A investigação foi realizada em uma instituição de educação infantil da região metropolitana de Fortaleza/CE. Participaram do estudo 15 crianças de três a quatro anos de idade, majoritariamente negras. Os procedimentos utilizados para a construção dos dados foram a observação participante e a entrevista coletiva com as crianças, utilizando pares de fotografias e uma história para completar. A análise dos dados torna plausível afirmar que os traços físicos característicos dos negros foram afetivamente impregnados de conteúdo positivo ou negativo para diferentes crianças. Conclui-se que a possibilidade de identificarem diferenças decorrentes do pertencimento étnico-racial e atribuírem qualidades a pessoas negras encontrava-se em desenvolvimento na maioria das crianças. Palavras-chave: Identidade étnico-racial. Crianças negras. Creche.