A práxis como categoria estruturante do projeto de transformação na forma da escola do campo

A práxis como categoria estruturante do projeto de transformação na forma da escola do campo Resumo. O objetivo deste artigo é compreender em que medida os egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que residem no Assentamento Antônio Conselheiro – Mato Grosso. internalizaram, a partir da formação inicial e continuada, possibilidades de transformação da forma escolar, evidenciando aproximações com a perspectiva de práxis emancipadora. Partimos da seguinte indagação: de que maneira esses egressos internalizaram possibilidades de transformação da forma escolar evidenciando uma concepção de práxis emancipadora? À luz do Materialismo Histórico-Dialético utilizamos, como procedimento investigativo, a pesquisa bibliográfica e a análise de dois artigos produzidos pelos egressos em seu processo de formação continuada, destacando intencionalidades voltadas para a práxis emancipadora. Os resultados desta análise desvelam que um projeto que busca alterar a forma escolar, na perspectiva de construir uma proposta de educação de qualidade que seja referenciada socialmente, implica que sejam ressignificados a concepção de sujeito; a relação teoria e prática; concepção de realidade e o vínculo com a transformação social. Palavras-chave: Práxis, Formação Docente, Educação do Campo.