A produção do currículo de matemática em uma rede municipal de ensino: há uma base no meu caminho

O trabalho traz resultados parciais de um projeto que vem sendo realizado no âmbito do Programa “Melhoria do ensino público”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que tem como objeto de estudo a organização do ensino de matemática. A metodologia assumida considera a coletividade não apenas como premissa, mas, também, como produto; e se apresenta em três níveis, relacionados dialeticamente entre si: Princípios, Práticas e Possibilidades. Em cada etapa de pesquisa são realizadas ações fundamentadas na teoria histórico-cultural, o que inclui estudos acerca de: processos de aprendizagem e desenvolvimento; currículo como atividade e conceitos fundamentais de matemática, além da elaboração de atividades de ensino. Todas ações voltadas ao objetivo geral que consiste em compreender a gênese e desenvolvimento de propostas curriculares e suas implicações para organização do ensino em sala de aula. A discussão que apresentamos refere-se à discussão da Base Nacional Comum Curricular no movimento da pesquisa. Palavras-chave: organização do ensino; formação de professores; teoria histórico-cultural; BNCC