A REAÇÃO DOCENTE À CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE FEDERAL

A REAÇÃO DOCENTE À CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE FEDERAL Resumo: A política educacional brasileira tem sido um campo de disputa entre diferentes concepções de formação humana. A contrarreforma do Ensino Médio sancionada pelo governo Temer demonstrou a intenção de uma formação pragmática com propósito de conduzir a educação dos filhos dos trabalhadores, nos limites da produção e reprodução do capital. Este estudo pretende investigar a forma que os docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm reagido à contrarreforma do Ensino Médio, tendo como referência empírica a experiência do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O objetivo da pesquisa é analisar as reações dos docentes do IFRJ à Reforma do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de um levantamento. Espera-se como resultado desse estudo a identificação de diferentes formas de reação dos docentes aos impactos às reformas educacionais. Existe a possibilidade de luta pelo ensino integrado,o sucesso dependerá da mobilização dos profissionais da educação e do envolvimento de toda a comunidade escolar. Palavras-chave: Ensino Médio, Movimento Docente, Reformas Educacionais, Rede Federal de Ensino.