A recente expansão para a democratização do ensino superior no Brasil e suas implicações para a assistência estudantil

A recente expansão para a democratização do ensino superior no Brasil e suas implicações para a assistência estudantil Resumo Este trabalho tem origem em uma pesquisa qualitativa básica de doutorado, referenciada metodologicamente no materialismo histórico dialético, cujo objetivo é investigar a história da assistência estudantil em uma Instituição Federal de Ensino Superior, apresentando suas ações e concepções políticas para esta assistência a partir das políticas educacionais iniciadas em 1995. As categorias de análise selecionadas são: a assistência estudantil, a expansão e a democratização do ensino superior no Brasil nos últimos vinte anos. Assim, o objetivo geral desse texto é divulgar um extrato inicial da pesquisa, em fase de desenvolvimento, apresentando parte do registro do levantamento bibliográfico e documental sobre a expansão e democratização do ensino superior, visando subsidiar estudos a respeito da temática, oportunizando reflexões a respeito da participação da assistência estudantil, para a permanência dos estudantes na graduação e consequentemente a consolidação da democratização do ensino superior no país. Palavras-chave: expansão, democratização, assistência estudantil.