A suspensão do “escolar”: Arte e Cinema nas escolas de um tempo totalitário.

A SUSPENSÃO DO ESCOLAR: ARTE E CINEMA NAS ESCOLAS DE TEMPOS TOTALITÁRIOS RESUMO Essa pesquisa busca, a partir de um trabalho de cinema realizado em uma escola de educação básica entre os anos de 2012 e 2015, refletir sobre possibilidades outras da entrada da Arte na escola, além da já conhecida abordagem triangular de ensino de Ana Mae Barbosa. No contexto dos grandes abismos sociais e ameaças totalitárias pelos quais a escola brasileira passa atualmente, pensa-se a Arte na escola como possibilidade de suspensão e profanação desse espaço. Para tanto, utiliza-se aqui a experiência vivida como professora e passeur numa escola de cinema. E partir de algumas conceitualizações colhidas com os estudantes participantes do projeto sobre “o que é uma escola”, o texto como cartografia estabelece relações com algumas das categorias de Jan Masschelein e Marteen Simons (2015) sobre “o que é o escolar”. Refletindo sobre o que os mesmos autores definem como “suspensão” e “profanação”, pensa-se o encontro da Arte e mais especificamente do cinema com a escola como um encontro de desterritorialização e criação em contraposição unicamente a possibilidade da arte como ensino. Palavras-chaves: Cinema e Educação; Arte e Educação; Suspensão; Profanação; Escolas de Cinema.