A terceira idade e sua universidade: contextualizações históricas e conceituais

A terceira idade e sua universidade: contextualizações históricas e conceituais Resumo: O trabalho se insere na área da Educação de Jovens e Adultos, especificamente no contexto da Educação de Pessoas Idosas, e faz parte do desenvolvimento duma pesquisa de doutorado. O texto tem como objetivos compreender o processo de constituição do conceito de Terceira Idade e entender como o mesmo veio a disparar um modelo de educação não formal que se instituiu em países de diferentes continentes. Para tanto, optou-se por estudar estas questões em referenciais teóricos da área da Gerontologia que focalizam as suas atenções nas possíveis relações entre envelhecimento e educação. Considera-se nesta investigação que o resgate histórico e conceitual do paradigma da Universidade da Terceira Idade seja fulcral para se interpretar uma das tendências da Educação de Pessoas Idosas no Brasil, tendo em vista o aparecimento deste modelo citado em legislações recentes e a proliferação do mesmo em Universidades públicas e privadas. Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos; Envelhecimento; Educação na Terceira Idade.