ANA, ZÉ E EU: REFLETINDO SOBRE O ‘NÓS” E OS “NÓS” DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA NO CAMPO

ANA, ZÉ E EU: REFLETINDO SOBRE O ‘NÓS” E OS “NÓS” DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA NO CAMPO. O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da educação, tomando como base experiências com alfabetização em duas escolas situadas no campo. Ele parte de uma discussão sobre a cartilha intitulada “Cartilha da Ana e do Zé”, adotada na década de 1980, pela rede pública de ensino do Estado do Ceará. Através dele procuro responder a duas questões: teria o pensamento o pensamento freireano influenciado no meu processo de alfabetização, através da cartilha? Como a pedagogia libertadora foi inserida na minha educação, já na infância? São questões que, no contexto atual, enquanto mestrando em Educação passaram a me inquietar. E, como não encontrei respostas na revisão de literatura, optei por estuda-las. Com esse propósito, procurarei identificar as marcas freireanas nela existentes e, compreendendo a pesquisa como um movimento em/de formação, anseio (re)pensar a minha prática docente a serviço de uma educação libertadora. Palavras-chave: educação, Cartilha da Ana e do Zé, Paulo Freire, palavras-geradoras.