ANÁLISE DO PROJETO BOLSA ALFABETIZAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CAMPO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE

ANÁLISE DO PROJETO BOLSA ALFABETIZAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CAMPO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE Resumo O presente artigo tem o objetivo de contribuir com o campo das políticas de formação docente. O foco é o Projeto Bolsa Alfabetização, implantado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo entre os anos de 2007 e 2016, que objetivou favorecer a iniciação do aluno do curso de Pedagogia na atividade docente. Com apoio no referencial teórico-metodológico da abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball (1994, 2001) e por meio de revisão bibliográfica – teses, dissertações e relatórios de Pós-Doutorado – privilegiou-se o contexto da prática e o contexto dos efeitos, para evidenciar como a política foi recebida, traduzida e interpretada nas instituições educacionais participantes e como os alunos e professores envolvidos a avaliaram. Diante dos dados obtidos, pode-se afirmar que a inserção das licenciandas na escola pública, proporcionou a elas, a aprendizagem da docência, indicando a relevância da articulação entre o conhecimento teórico desenvolvido nas instituições formadoras e a experiência vivida no contexto escolar. Palavras-chave: Abordagem do Ciclo de Políticas. Projeto Bolsa Alfabetização. Formação Inicial de Professores. Iniciação à Docência.