Articulação entre Educação Ambiental e direitos humanos na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: potencialidades e limites.

Articulação entre Educação ambiental e direitos humanos na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: potencialidades e limites. O trabalho analisa como as temáticas dos direitos humanos e da educação ambiental são abordadas nas licenciaturas em Ciências Biológicas. Foram caracterizadas as relações entre as duas temáticas a partir da visão dos formadores de professores e dos seus alunos. Foi utilizada triangulação dos dados composta por análise de Projeto Político Pedagógico dos cursos, entrevistas com professores e coordenadores e questionário com estudantes concluintes. Foram analisados os cursos da UNIRIO, UFRJ e UERJ. A articulação das duas temáticas ocorre em discussões relativas a aspectos relacionais, como tolerância e respeito. E, de maneira menos freqüente, em discussões a cerca de aspectos estruturais e políticos, pautadas pela participação política e cidadania. As temáticas foram vistas como complementares, porém em algumas falas foram colocadas como temáticas concorrentes ou conflitantes no tratamento das questões ambientais. Potencializam esta inserção a presença de alunos provenientes de diferentes grupos sociais, o estágio na escola e a extensão. Palavras-chave: formação inicial, Ciências Biológicas, Direitos humanos.