AS DEMANDAS DE CONHECIMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

AS DEMANDAS DE CONHECIMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO Este trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo analisar a relação entre a formação do professor no curso de pedagogia e a escola básica, anos inicias do ensino fundamental para apontar as demandas no campo do conhecimento docente. Apresenta como questão: Que conhecimentos são priorizados no curso de pedagogia e que conhecimentos são estabelecidos na escola na prática da docência. A abordagem da pesquisa é qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação, grupo focal e entrevista semiestruturada. As análises evidenciaram que para além da separação entre formação e docência evidencia-se o esgotamento de um modelo de formação que simplifica e reduz as demandas para a docência, e ainda oculta e mantém distante o futuro professor da especificidade e da complexidade que a envolve. Aponta que existe uma demanda de conhecimentos para a docência em relação aos conteúdos específicos das diferentes áreas e conhecimentos pedagógicos. Propõe avançar para um tipo de formação em que se estabeleça uma relação dialógica entre estes conhecimentos. Palavras-Chave: Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Conhecimentos para a Docência; Prática Pedagógica.