AS INTERPRETAÇÕES HISTÓRICAS DO ENSINO PROFISSIONAL NO PARANÁ NAS ESCOLAS SENAIANAS

RESUMO Nesta pesquisa, nos dedicamos a apresentar alguns elementos necessários para a compreensão e análise da história da educação profissional no Paraná e apontar bases de reflexão sobre os aspectos pedagógicos do ensino profissional no Estado, especificamente nas escolas do SENAI a partir do olhar dos aprendizes no período de 1960 a 1980. Esta pesquisa foi constituída pela defesa de que na escola do SENAI-PR houve a reprodução ideológica nas relações de trabalho e educação na formação dos aprendizes (crianças de 12 a 14 anos), aqui chamados de “pequenos operários”, identificada por meio de um jornal produzido pelos próprios alunos desta instituição “O ESCUDO”. Neste jornal estão registrados os processos de ensino – aprendizagem das escolas, destacando as séries metódicas, a constituição do SENAI-PR, as ideias de progresso no Estado do Paraná, a relação com o trabalho/educação, elementos dos quais se deu destaque entre os temas apresentados no jornal, visto que as apresentações destes temas constituem conteúdos representativos para a organização do ensino profissional no Paraná. A pesquisa parte de uma análise documental e histórica. Fizemos uso de fontes primárias, e destacamos como fonte principal, o impresso produzido pelos alunos da escola do SENAI de Curitiba-PR.