ATELIÊ CATADORES DO BRINCAR: ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS E FORMAÇÃO SENSÍVEL DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de Doutorado que objetivou compreender os sentidos construídos pelas professoras acerca do brincar livre de crianças do 1° ao 3º ano do ensino fundamental de noves anos e suas ressonâncias para a profissionalidade docente. Neste texto, analiso conceitos de ateliê didático como um espaço de formação sensível e estético para o professor constituindo-se com um terceiro espaço, in loco , de partilha de experiência, narrativa e aprendizagem da dimensão lúdica, mediado por uma concepção orgânica e estética de formação. Além disso, apresento como as docentes se referem o espaço de formação sensível, nominado ateliê Catadoras do Brincar, com base no olhar sobre o brincar livre no ensino fundamental. A análise realizada, de natureza qualitativa, evidencia que o ateliê Catadoras do Brincar é identificado como um espaço: de olhar crítico e contemplador; desafiador e inquietante; feedback da formação; sensibilidade para/com o outro – como reflexões sentidos das vozes das docentes investigadas.