CADTS – Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social: lições de uma escola de trabalhadores

Resumo: O presente trabalho é fruto de pesquisa de doutoramento, cujo objetivo principal foi refletir sobre as relações entre educação, trabalho, política, sentidos e possibilidades para sujeitos jovens e adultos do tempo presente, tomando como campo de análise a educação popular através da experiência do CADTS – Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir da análise de documentação e entrevistas. A pergunta principal foi: Que elementos podemos extrair da relação entre a proposta de uma formação crítica e emancipatória oriunda da educação popular e de uma crítica sobre o papel do trabalho na sociedade contemporânea? Foram destacados o desenvolvimento metodológico da pesquisa; a sua historicidade, na qual está implícita uma lógica de resistência; proposta de diálogo com a educação contemporânea e o caráter emancipatório da escola a partir da integralidade da relação educação, trabalho e política. Palavras-chave: CADTS. Educação Popular. EJA. Escolas de trabalhadores.