CATEGORIAS TEÓRICAS DE SHULMAN NAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS

CATEGORIAS TEÓRICAS DE SHULMAN NAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura na modalidade definida como revisão integrativa que buscou identificar as tendências e características das produções acadêmicas brasileiras que fizeram uso do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) e dos processos de ação e raciocínio pedagógicos, categorias teóricas de conhecimento docente, formuladas por Shulman. Foram localizadas 114 produções acadêmicas, a maioria publicada a partir de 2010. O interesse das pesquisas incide principalmente na formação inicial de professores e no docente que atua nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio tendo em vista apreender como se dá o desenvolvimento e mobilização do PCK. Uma parcela significativa das produções é das áreas de Química, Matemática e Ciências e as pesquisas combinam múltiplos instrumentos de coleta de dados. Poucos estudos abordam a interdependência entre o PCK e os processos de ação e raciocínio pedagógicos. A análise das produções permitiu compor um retrato dos estudos que utilizam as teorizações desenvolvidas por Shulman podendo, inclusive, estimular o desenvolvimento de novas pesquisas. Palavras-chave: Conhecimento pedagógico do conteúdo; Raciocínio pedagógico; Conhecimento profissional.