CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM RESUMO Este trabalho objetiva compreender as concepções de licenciandos em Matemática sobre avaliação da aprendizagem por meio de uma pesquisa qualitativa, expositiva e explicativa. O curso e os estudantes foram selecionados por amostra não probabilística acidental e os dados produzidos mediante análise documental, observação, entrevista, roda de conversa e redes sociais, procedendo-se à análise do conteúdo, fundamentada em Bourdieu e teóricos da avaliação. Os estudantes manifestaram acentuada preocupação com a obtenção de nota, deixando a aprendizagem em segundo plano, percebendo de forma nebulosa o caráter oculto e legitimador da avaliação que, ao atribuir notas e classificá-los, responsabiliza-os por seus êxitos e fracassos, naturalizando a reprovação e a evasão. A concepção de avaliação dos licenciandos oscila, ora mais próxima da perspectiva formativa, ora tradicional, evidenciando a interiorização e naturalização da avaliação classificatória e seletiva. A compreensão de avaliação como elemento integrado à prática pedagógica aparece de modo incipiente nos relatos dos interlocutores. Palavras-chave : Avaliação da aprendizagem. Formação docente. Educação Matemática.