CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES EM INSERÇÃO PROFISSIONAL

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES EM INSERÇÃO PROFISSIONAL Resumo O trabalho focaliza achados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar concepções e práticas didáticas de um grupo de 16 egressos de 14 cursos de licenciatura, em inserção profissional. Teoricamente, dialogou com Roldão, 2007; 2005; Shulman, 1987; 2004; e Cochran-Smith, 2012; 2003; 1991. Metodologicamente, considerou a realização de entrevistas com todos os sujeitos e observação de um conjunto de, no mínimo, dez aulas de quatro deles. No contexto da análise de dados, enfatiza dimensões da docência em dois eixos: um referente à visão sobre a profissão e outro referente às concepções e práticas didáticas. As constatações demonstram que a visão acerca da profissão se situa na interseção entre aspectos de satisfação e realização e de conflitos e incertezas, para além das preocupações oriundas das condições em que o trabalho se realiza; demonstram ainda a predominância de três aspectos constitutivos das concepções e práticas didáticas, expressas nos modos de planejar e avaliar o ensino e a aprendizagem: ênfase no estudante, autonomia para criar e organização contínua. Palavras-Chave: Didática; Docência de professores iniciantes; Inserção profissional docente