Conhecimentos docentes de bacharéis e licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica

Conhecimentos docentes de bacharéis e licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) diferentes profissionais assumem a denominação de professor sem muitas vezes terem cursado licenciaturas. A pesquisa, assim, tem como problemática: De que forma bacharéis e licenciados que atuam na EPT têm constituído os conhecimentos docentes? Seus objetivos são analisar a constituição dos conhecimentos docentes de bacharéis e licenciados que atuam na EPT; desvelar o processo de associação da formação inicial e continuada, prática pedagógica e dos conhecimentos docentes entre bacharéis e licenciados que atuam na EPT. Sacristán (1998), Gauthier (2013) e Shulman (2004) embasam a pesquisa, que é qualitativa, com a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os sujeitos são professores de EPT, bacharéis e licenciados, de escolas do Senai – PR. A coleta de dados ocorreu por questionários. Os resultados, até o momento, demonstram que os professores da EPT da instituição atuam com base nos conhecimentos dos conteúdos, favorecendo uma prática pedagógica pragmática, não privilegiando os saberes que embasariam a formação integral do indivíduo. Palavras-chave: Conhecimentos docentes, Prática pedagógica, Educação Profissional e Tecnológica.