CONVERGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS E USOS DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS POR ESTUDANTES

Resumo: No atual contexto em que vivemos, o uso de dispositivos tecnológicos digitais tem atravessado também os espaços educacionais institucionais e o ambiente mais amplo de circulação de professores e professoras, de alunos e alunas, cujas identidades e pertencimentos são cada vez mais instáveis e contingentes. A partir da ótica dos discentes de um Curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual do Rio de Janeiro, esta pesquisa que aqui se apresenta em andamento, se propõe a investigar como estes discentes avaliam seus usos e apropriações de dispositivos tecnológicos em rede. A pesquisa tem como objetivo analisar como se dão as relações de estudantes de Pedagogia com as tecnologias digitais, seus níveis de capital de rede, possibilidades de mobilidade e como utilizam esse capital em seus processos de aprendizagem, ao longo de sua formação universitária. Em termos metodológicos, se trata de um estudo que lança mão de metodologias de cunho qualitativo de feição etnográfica, buscando identificar variáveis que facilitam e/ou dificultam o acesso e o uso dos discentes aos dispositivos tecnológicos digitais em rede. Palavras-chave: Novas Tecnologias na Educação; Mídias Digitais e Processos de Ensino e Aprendizagem; Processos de Socialização.