CURRÍCULOS E ROSTIDADES, O QUE ESTÁ ACONTECENDO ALI? CARTOGRAFIAS DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL

CURRÍCULOS E ROSTIDADES, O QUE ESTÁ ACONTECENDO ALI? CARTOGRAFIAS DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL Este texto apresenta resultados de uma pesquisa na qual, a partir de aproximações que vi entre o conceito de máquina abstrata de rostidades, de Deleuze e Guattari, e a perspectiva pós-crítica de currículo, questionei: currículos e rostidades, o que está acontecendo ali? Partindo desta pergunta o objetivo foi cartografar currículos em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e a estratégia metodológica foi a cartografia pensada por Deleuze e Guattari. Deste modo, a pesquisa se insere no paradigma pós-estruturalista. A cartografia permitiu mapear nove territórios existenciais na escola, então, selecionei o grêmio estudantil para habitar por quatro meses. Nesse período, mapeei molaridades e acompanhei linhas moleculares que permitiram dar visibilidade aos contornos de um currículo em movimento no grêmio estudantil. As análises sinalizaram um currículo estriado que opera como máquina abstrata de rostidades ao introduzir os estudantes na rostidade elementar participativa e sobrecodificar suas desvianças com rostidades em correlação biunívoca instaurando binarismos que paralisam a dança errática da diferença. Palavras-chave: Currículo. Diferença. Escola. Grêmio estudantil. Rostidade.