DEFICIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: O ENFOQUE PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

DEFICIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: O ENFOQUE PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA RESUMO O objetivo central é analisar os processos de individualização como enfoque pedagógico na educação escolar de alunos deficiência no contexto da Educação Especial e Inclusiva. Os materiais empíricos constituem-se em dois conjuntos: o primeiro é composto por políticas públicas a partir dos anos 2000 e o segundo é composto por documentos do período de 1940 a 1990. A análise dos materiais articula-se às discussões foucaultianas em educação, e o conceito de discurso é utilizado como ferramenta analítica. O enfoque pedagógico com esse público-alvo é marcado, historicamente, por práticas individualizadas. O contexto da Educação Especial, entre 1940 a 1990, é marcado por intervenções voltadas às marcas das deficiências e, a partir de 1990, o enfoque pedagógico investe na aprendizagem e no desenvolvimento de competências. Conclui-se que o enfoque pedagógico para alunos com deficiência não abandona a individualização; porém, na atualidade, investe-se no desenvolvimento de competências, independentemente das marcas das deficiências dos sujeitos escolares. Palavras-chave: Individualização. Educação Especial. Inclusão. Competências.