(DES)CAMINHOS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMPORTAMENTO DOGMÁTICO E METAMORFOSE REVERSA

(DES)CAMINHOS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMPORTAMENTO DOGMÁTICO E METAMORFOSE REVERSA Resumo: Este ensaio trata de elementos conceituais que perpassam os princípios teóricos e práticos da Educação Ambiental. De modo geral, apresenta uma análise dos caminhos, descaminhos e dilemas que compõem os Fundamentos da Educação Ambiental, com especial atenção ao modo como tem sido compreendido o conceito de Natureza. Com o auxílio de duas personagens literárias, Gregor Samsa e Chance, o texto apresenta uma crítica ao desejo de regresso à uma suposta unidade, caracterizada pela relação perdida entre humanidade e Natureza, que é, hipoteticamente, a causa para a manutenção do comportamento dogmático reforçado pelos Fundamentos da Educação Ambiental. Palavras-chave: Fundamentos. Educação Ambiental. Natureza. Comportamento dogmático.