DESESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS PERIFERIAS URBANAS DE PORTO ALEGRE: ENTRE O ENSINO E A GESTÃO DA POBREZA

Desescolarização do Ensino Fundamental nas periferias urbanas de Porto Alegre: entre o ensino e a gestão da pobreza Resumo: O presente artigo trata dos processos de desescolarização da escola e gestão da pobreza que têm marcado profundamente a atuação de escolas públicas de Ensino Fundamental. Neste trabalho discutimos as incidências da desescolarização sobre o desenvolvimento do trabalho e do currículo escolar no contexto de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, com base em duas pesquisas de caráter etnográfico realizadas neste contexto. Os estudos evidenciam que a precarização, identificada na última década, da proposta pedagógica da Escola Cidadã, que marcou historicamente a Rede de Porto Alegre como referência no trabalho com a educação popular na década de 1990, tem trazido desafios expressivos para o trabalho e para o currículo escolar, potencializando o processo de desescolarização. Os estudos trazem ainda evidências de como as escolas e seus professores reagem em meio a este cenário e demonstram como alternativas podem ser pensadas e aprimoradas para retomar e fortalecer a função primordial dessas instituições: a educação escolar. Palavras-chave: Desescolarização da escola. Gestão da pobreza. Currículo Escolar. Periferias urbanas.