DIDÁTICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE NO ÂMBITO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM ESTUDANTES CEGOS

DIDÁTICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE NO ÂMBITO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM ESTUDANTES CEGOS RESUMO Este trabalho é resultado de projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT – em rede. Objetiva refletir acerca da didática (específica) e sua relação com processos pedagógicos de e para a inclusão educacional, bem como, trazer contribuições ao trabalho docente, no âmbito do EMI, na atuação com estudantes cegos. Os sujeitos da pesquisa são professores que atuam na referida modalidade no IFC. Como instrumento de coleta de dados o uso de questionário, com perguntas abertas e fechadas, com o propósito de identificar e avaliar o nível de conhecimento acerca do trabalho pedagógico com estudantes cegos, assim como, dos materiais acessíveis e/ou de tecnologias assistivas utilizadas para favorecer o processo de ensino aprendizagem. Feito isso, organizar-se-á na forma de Produto Educacional, processos de formação em serviço, por meio do desenvolvimento de um tutorial on line (utilizando Abby Fine Reader e Adobe Pro DC ), e no campo da percepção tátil, para uso de materiais didáticos acessíveis. Palavras-Chave : Didática; Inclusão Educacional; Tecnologias Assistivas; Percepção Tátil; Estudantes Cegos.