DILEMAS DA GLOBALIZAÇÃO NO CAMPO CURRICULAR: INTERCULTURALIDADE, SOCIEDADE, E MUDANÇAS NOS ESTÁGIOS DAS LICENCIATURAS.

DILEMAS DA GLOBALIZAÇÃO NO CAMPO CURRICULAR: INTERCULTURALIDADE, SOCIEDADE E MUDANÇAS NOS ESTÁGIOS DAS LICENCIATURAS RESUMO Em tempos de globalização e de uma sociedade em rede movida pela cibercultura (LÉVY, 2010), no campo do currículo (SACRISTÁN, 2000) muitas temáticas disputam por poder e controle via políticas curriculares. A presente pesquisa objetiva analisar dilemas e elementos que influenciam essa disputa (APPLE, 2006; LLAVADOR, 2013; ENGUITA, 2013), como a temática da interculturalidade (PÉREZ TAPIAS, 2013; LOPES E MACEDO, 2005) e a exigência de formação docente mais qualificada. Utilizamos a metodologia qualitativa e análise documental (FLICK, 2009) para investigar o rebatimento dessas políticas em projetos do curso de pedagogia de três universidades. Os resultados apontam a necessidade de luta das comunidades pela valorização da interculturalidade advindas dos conhecimentos acumulados pela humanidade e mostram uma dupla constatação, ao mesmo tempo em que há uma preocupação das universidades em torno do estágio curricular, por outro lado, as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2015) atendem às exigências de requerer às universidades uma formação docente qualificada. Palavras-chave: Globalização; Interculturalidade; Sociedade; Currículo; Estágios Supervisionados.