Diversidades nas politicas educacionais: Narrativas de profissionais-docentes quilombolas

Diversidades nas politicas educacionais: Narrativas de profissionais-docentes quilombolas Resumo: Refletimos a partir das narrativas dos docentes-quilombolas as políticas educacionais na educação escolar quilombola.Atuamos com a pesquisa narrativa, partimos das experiências narradas e historiadas, com Clandinin e Connelly (2015).Apoiamos na filosofia da empiricidade-humanística com Dewey (1974).Buscamos entender o contexto participativo das histórias experiênciadas ancorada na dialética relacional (Ferrarotti, 2014). Escrevemos a partir das narrativas docentes quilombolas no cotidiano cultural-singular-coletivo dos docentes-quilombolas, o lugar contextual emancipatório-educacional dos docentes-quilombola comprometidos com a formação para justiça social, com Zeichner (1993). Diálogamos com os docentes-quilombolas a partir de Nascimento (1980), (1996); para fundamentar o quilombismo. No contexto das ressignificações, dialogamos com D’Adesky (2001); Assis & Canen (2004); Canen e Oliveira (2002); Craveiros e Medeiros (2013). Ressaltamos o papel emancipador dos quilombolas. As narrativas docentes resignificam entendimentos e propõem, novas historias, desvendam saberes-desconhecidos. Palavras chaves : docente-quilombola; pesquisa narrativa; politicas educacionais.