DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E PERCEPÇÕES DE GÊNERO PARA JOVENS MULHERES ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DE SÃO BORJA/RS

DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E PERCEPÇÕES DE GÊNERO PARA JOVENS MULHERES ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DE SÃO BORJA/RS O objetivo deste artigo é analisar como as jovens estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – campus São Borja percebem as dimensões do feminino e do masculino e a influência dessas questões em relação a sua formação profissional. As principais referências teóricas são Bourdieu (2003), De Conto (2012), Auad (2003), Biroli (2018), Garcia (2015), Perrot (2015) entre outras. O método de pesquisa é qualitativo e a abordagem é feita pelo estudo de caso. A técnica de coleta de dados consistiu em pesquisa de opinião realizada com 38 jovens estudantes do curso técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha no mês de julho de 2017. O tratamento dos dados foi feito por meio de análise de conteúdo. Nos resultados verificou-se que o curso possui maioria de estudantes meninos e que, apesar do trabalho desempenhado pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do campus , as estudantes pesquisadas mantem discursos e práticas que segmentam e dividem a organização social por gêneros. Palavras-chave: juventude feminina, percepções de gênero, divisão sexual do trabalho