DOCÊNCIA E AMOR EM PESQUISAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DE GÊNERO

DOCÊNCIA E AMOR EM PESQUISAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XXI: uma análise de gênero Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de dez pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação brasileiros neste início do século XXI que abordam o tema do amor em sua relação com a educação. Ancorado nos Estudos em Docência e nos Estudos de Gênero de uma perspectiva pós-estruturalista, parte do questionamento sobre como gênero atravessa e dimensiona o par docência e amor nas pesquisas. Mobilizando estudos realizados em duas pesquisas de doutorado desenvolvidas na região sul do Brasil, vinculadas a uma pesquisa mais ampla, em um Programa de Pós-Graduação em Educação, examina o conjunto de pesquisas, organizando-as em três grupos e operando com o conceito-ferramenta gênero, articulado ao par docência e amor . Tal articulação possibilita mostrar a coexistência de, pelo menos, três perspectivas para compreender o par docência e amor : uma mais polarizada, ou acusa, ou acata o amor como marca histórica da docência e como atributo feminino; uma segunda perspectiva desconsidera uma docência generificada; e uma terceira amplia a compreensão de amor como uma marca generificada ligada ao sexo. Palavras-chave: docência; amor; gênero.