Educação ambiental e educação à distância: reflexões acerca (da falta) do engajamento corporal

Educação ambiental e educação à distância: reflexões acerca (da falta) do engajamento corporal Resumo: O campo da educação, de maneira geral, vem sendo convidada nas últimas décadas a se envolver na modalidade à distância. No entanto, essa questão vem sendo acompanhada com preocupação e cuidado por pesquisadores da área. Para a educação ambiental, em específico, essa abordagem tem a potencialidade de contribuir e/ou silenciar alguns aspectos que são considerados princípios caros para os autores do campo de pesquisa. O objetivo desse estudo é realizar uma breve análise sobre as potencialidades e fragilidades de processos formativos de educação ambiental na modalidade à distância. Esse ensaio teórico traz para a discussão o viés fenomenológico pontuando a preocupação com o engajamento corporal e sensorial nas práticas educativas. A reflexão não tem o intuito de fazer uma oposição ao formato da educação à distância, mas, sim, de não concebê-lo como uma forma que pode ser amplamente aceita sem restrições e perdas os processos formativos em educação ambiental. Palavras-chave: educação estética, educação sensorial, tecnologias