EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA E GÊNERO NAS REUNIÕES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA E GÊNERO NAS REUNIÕES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO Resumo O artigo consiste em uma revisão dos trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) entre os anos de 1996 e 2017. O corpus de análise compreendeu 21 comunicações orais (oito textos encontrados no Grupo de Trabalho 07 – Educação da Criança de Zero a Seis anos e, treze outros escritos encontrados no grupo de trabalho 23 – Gênero, Sexualidade e Educação). Após análise, os trabalhos foram agrupados nas categorias: relações de gênero entre adultos e crianças; relações de gêneros na perspectiva das crianças; pedagogias de gênero produzidas para as crianças; balanços e revisões da produção acadêmica. A análise destacou as principais correntes teórico-metodológicas presentes na investigação sobre a temática, ressaltando as aproximações e os distanciamentos da produção acadêmica. As conclusões do estudo permitem problematizar as evidências de constituição recente de um campo de pesquisas emergente na pós-graduação brasileira nos últimos dois decênios. Palavras-chaves: relações de gênero; Educação Infantil; produção acadêmica.