Educação na primeira infância: rotinas e cotidiano como categorias pedagógicas

Educação na primeira infância: rotinas e cotidiano como categorias pedagógicas Resumo: O texto aborda o cotidiano na Educação Infantil, a partir da concepção das rotinas como categoria pedagógica, especialmente na primeira infância, entrecruzando conceitos a partir de Benjamin, Corsaro, Kramer, Certeau, Pais. O ponto de partida é análise qualitativa de diários produzidos por 20 estagiárias de Pedagogia de uma Universidade do Sul do Brasil, no período 2017/18. Neles, evidenciou-se que as rotinas de cuidados – alimentação, higiene, descanso -, assim como as práticas pedagógicas (roda de conversa, o pátio e as atividades), quando rotineiras, são como “pratos cheios” de experiências para aprendizagens significativas, relacionam-se ao desenvolvimento infantil integral e a criação de hábitos , que produzirão estilo de vida; portanto, tratam-se de categorias pedagógicas. Propõe-se (re)pensar e criar um novo olhar para as crianças e a educação infantil, especialmente, garantindo-lhes o direito político da participação, com implicações na verdadeira experiência que, no cotidiano, constitui-se através de amplas práticas pedagógicas que norteiam a educação na primeira infância. Palavras-chaves: Educação infantil, rotinas, cotidiano, práticas pedagógicas.