EFEITOS NO USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM UMA ALUNA COM AUTISMO

Resumo Sabe-se o quanto é desafiador ter um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA em uma sala de aula comum, no ensino regular, principalmente quando esse aluno não é oralizado. A literatura científica nos comprova os efeitos do uso da Comunicação Alternativa e Ampliada – CAA na vida desses sujeitos, contribuindo para a comunicação e aprendizado. O objetivo do presente artigo é apresentar e analisar os efeitos no desempenho da comunicação de uma criança de 6 anos de idade, com autismo, através do uso de cartões de comunicação alternativa, tendo-se uma pesquisadora como agente de intervenção. Esta pesquisa foi realizada na sala do Atendimento Educacional Especializado – AEE em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa quase experimental, com um delineamento do tipo A-B. Houve um aumento na frequência de interação da aluna com a utilização dos pictogramas e com a professora, para isso utiliza-se o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras ( PECS – The Picture Communication System), aplicado ao contexto do Curriculum Funcional Natural (PECS-Adaptado). Palavras-chave: Comunicação Alternativa e Ampliada – Transtorno do Espectro Autista – Atendimento Educacional Especializado