Em nome do “Ensino Explícito”: demandas discursivas por controle nas políticas de currículo para a educação científica

RESUMO : Meu foco, neste texto, é o debate em torno da demanda por “ensino explícito” historicamente presente nas políticas curriculares voltadas à educação científica, articuladas sob o nome Natureza da Ciência (NdC). Mediante um enfoque discursivo pós-estrutural da política e do currículo, busco mostrar como essa demanda específica da educação científica manifesta-se e promove aderência entre agentes públicos atuantes nas comunidades epistêmicas de Ensino de Ciências. Volto-me, também, à interpretação dos antagonismos produzidos mediante a defesa do “ensino explícito”, tentando perceber o exterior que articula os discursos em questão. Concluo defendendo que, a despeito do forte pacto hermenêutico constituído em torno do significante NdC e da demanda por “ensino explícito”, possivelmente jamais haverá uma significação essencial e positiva nas políticas de currículo capaz de erradicar, de modo absoluto, os antagonismos, os conflitos e as disputas discursivas pela significação da educação científica em seu acontecimento cotidiano. Palavras-chave : Ensino explícito; Natureza da Ciência; Política de currículo; Pós-estruturalismo