“ESCOLA SEM PARTIDO” E “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NO GT 23 DA ANPEd (2008 – 2017)

“ESCOLA SEM PARTIDO” E “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NO GT 23 DA ANPEd (2008 – 2017) RESUMO: O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento cuja temática é Gênero e Sexualidade no Movimento Escola sem Partido no Brasil, fundamentada teoricamente nas análises pós-críticas em educação, nos Estudos de Gênero e pressupostos foucaultianos. O objetivo desse texto é apresentar a pesquisa exploratória realizada no site da ANPEd buscando coletar trabalhos apresentados que tenham relação com o nosso objeto de estudos. Para tanto, utilizamos os descritores “Escola sem Partido” e “Ideologia de Gênero” para realizarmos um mapeamento e posterior análise dos trabalhos completos aprovados e apresentados como comunicação oral nas Reuniões Anuais da ANPEd entre os anos de 2008 a 2017, no GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação. Apesar de cada produção versar sobre um aspecto dos descritores privilegiados, podemos notar proximidades ao correlacionarem “ideologia de gênero” e “Escola sem Partido” no cerne do embate que vem se estabelecendo no campo das temáticas de gênero e sexualidade na educação. Palavras-chave: Escola sem Partido. Ideologia de Gênero. Educação.