ESCUTA PEDAGÓGICA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA RESSIGNIFICAR O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo Este trabalho tematiza a escuta pedagógica como uma prática docente que pode ressignificar o currículo da Educação Infantil. A pesquisa é norteada pela questão: como a escuta pedagógica pode contribuir para a ressignificação do currículo da educação infantil? Os dados foram coletados a partir da pesquisa-formação que se dá sob a perspectiva freireana, e incentiva os docentes que participam dos encontros reflexivos, desenvolvidos segundo os pressupostos da pesquisa-ação, de Franco, a oportunizarem espaço/tempo na rotina escolar para escutar as crianças, e conhecer suas opiniões em relação à vivência escolar. As escutas são discutidas coletivamente com o propósito de que a fala da criança colabore na co-definição de sua jornada de aprendizagem. As colocações sobre Currículo e infância são referendadas em Apple e Formosinho. As análises iniciais indicam que as reflexões coletivas, confrontadas com a teoria, podem resultar em melhor compreensão da infância pelos docentes, oportunizando que repensem os espaços/tempo na rotina para escutar pedagogicamente as crianças, adotando práticas mais adequadas e ressignificando o currículo da Educação Infantil. Palavras-chave: Currículo. Escuta pedagógica. Prática Docente.